top of page

COMO AGIR EM UM PROCESSO SELETIVO?

Atualizado: 19 de abr. de 2021

A postura de um candidato em um processo seletivo são fatores que influenciam na decisão dos selecionadores. Por isso, a Via Empregos.Com disponibiliza dicas sobre atitudes e comportamentos para um processo seletivo.




Dica 1: Ao encaminhar seu currículo seja objetivo e redija um texto de 4 ou 5 linhas informando seu nome, objetivo profissional, dados de contato (telefone e e-mail), mencionando que o currículo está anexado e não esqueça de anexá-lo realmente!


Dica 2: É fundamental atender corretamente as orientações de encaminhamento de currículo veiculadas no anúncio. Atender estas orientações significa que o candidato é atento e que cumpre eficientemente as tarefas. Muitos consultores de RH apagam os e-mails que não possuem as informações solicitadas.


Dica 3: Considerando que é importante citar valores (números) e evitar ao máximo a expressão “a combinar” (que é superficial), recomendamos esta maneira: “ A minha última remuneração foi X e a minha remuneração pretendida é Y, mas estou aberto à negociações (ou gostaria de conhecer a proposta da empresa)”. Vale ressaltar que a diferença entre X e Y não deve ser alta.


Dica 4: É importante encaminhá-lo somente se você tiver real interesse pela vaga e empenhado na busca por nova colocação. Responder anúncios desinteressadamente pode gerar contatos desnecessários e até embaraçosos, além de comprometer a imagem profissional.


Dica 5: O currículo tem por objetivo citar toda a sua experiência e histórico profissional, independente da forma (CLT, autônomo, PJ) e prazo de contratação (efetivo ou temporário). Portanto, elabore um currículo completo para que seja avaliado corretamente pelo consultor.


Dica 6: Não é obrigatório anexar foto no currículo, somente se solicitado. Se for o caso, esta DEVE ser igual a uma 3x4, ou seja, somente do rosto e que mostre, mesmo que pouco, roupa condizente ao âmbito profissional.


Dica 7: Responda somente os anúncios de vagas de sua área de atuação. Se não encontrar nenhum anúncio é saudável, e altamente recomendável, encaminhar seu currículo para o banco de currículos das consultorias de RH e empresas, encontrados visivelmente no site delas.


Dica 8: Cuide da imagem de seu currículo que é sua imagem profissional. Revise cada informação, cada palavra, cada item, cada vírgula, corrigindo os possíveis erros de português. Utilize a boa opção “correção ortográfica” disponibilizada pelo Word. Lembre-se: seu currículo reflete sua imagem profissional e é a partir dele que o consultor de RH decidirá se entrará ou não em contato com você.


Dica 9: Acesse seus e-mails diariamente, no mínimo 1 vez ao dia. Ofereça resposta imediata, inclusive se a vaga oferecida não lhe interessar. É importante e positivo oferecer retorno a todos os e-mails recebidos.


Dica 10: Se você for aprovado em um processo seletivo, mas decidir por não aceitar a proposta de trabalho, seja por qualquer motivo, comunique imediatamente o consultor. Não desapareça simplesmente. O seu desaparecimento compromete sua imagem profissional e fecha “portas”. Aja com honestidade, responsabilidade e profissionalismo. O consultor de RH, ao ser comunicado corretamente, lhe oferecerá nova oportunidade no futuro.


Dica 11: Todo candidato tem o direito de optar por comparecer ou não em um processo seletivo (dinâmica de grupo, testes, entrevistas). Nenhum é obrigado a participar. Se decidir por não comparecer, mesmo após confirmar presença, não falte simplesmente. Avise o consultor de RH por e-mail ou por fone e com antecedência (mesmo que na véspera). A sua ausência, sem pré-aviso, prejudicará sua participação em futuras seleções conduzidas por este mesmo consultor.


Dica 12: Aja natural e espontaneamente em um processo seletivo, principalmente, em dinâmicas em grupo. Exponha-se, fale, “apareça” de forma natural e espontânea, sem forçar o comportamento! Há vagas que requerem candidatos que “apareçam” o tempo todo e, muitas outras, que requerem candidatos que “apareçam” somente o necessário. Portanto, há vagas para todos os tipos de personalidade. Seja você mesmo em um processo seletivo!


Dica 13: O processo seletivo existe para encontrar o candidato mais adequado à oportunidade oferecida. Algumas empresas não possuem seleção, mas a grande maioria possui e com rigorosos critérios, devido a grande quantidade de candidatos existentes no mercado de trabalho, principalmente nas capitais. Não adianta fugir ou desanimar! Adote uma postura positiva, enfrentando as seleções com otimismo, garra, coragem, esforço e dedicação.


Dica 14: Existe uma "lenda" de que toda a dinâmica em grupo é terrível. Não é bem assim. Algumas podem ser exageradas, mas todas são absolutamente necessárias. Na dúvida, encare-as de frente, devido a sua importância à seleção. Caso tenha alguma dúvida pertinente, faça-o, como exemplo: “Quanto tempo durará a dinâmica para que eu possa me programar?”. Evite questionar a metodologia e quantos candidatos comparecerão, porque o consultor pode avaliar que o candidato esteja com receio em participar. Lembre-se: você enfrentará diversas situações na empresa contratante como se fossem verdadeiras dinâmicas de grupo. Então, encare-as de frente!


Dica 15: Se você aceitar o convite para participar dela, esteja ciente de que realizará testes. Vá disposto a enfrentá-la até o fim. Caso contrário, recuse o convite. Comparecer e abandoná-la é pior que não comparecer.


Dica 16: Antes de deslocar-se ao local da seleção, pesquise o endereço na internet, guia de rua ou pergunte a alguém. Chegar atrasado causa má imagem profissional, além de correr o risco de ter a entrada recusada.


Dica 17: Todo candidato tem o direito de decidir se continuará ou não a participar de um processo seletivo. Se decidir por não prosseguir, seja por qualquer motivo, não desapareça simplesmente. Avise o consultor por e-mail ou por telefone e imediatamente. O seu desaparecimento sem pré-aviso prejudica sua imagem profissional e sua futura participação em outros processos. Aja com responsabilidade e profissionalismo. O consultor, ao ser avisado corretamente, lhe oferecerá nova oportunidade no futuro.


Dica 18: Antes de encerrar a sua participação, revise o último teste que ainda está em seu poder, verificando se o realizou totalmente (100%). Não adianta ter bom desempenho na dinâmica e falhar no último teste. O consultor reprovará certamente. Cuide de seu desempenho do início ao fim!



 
 
 

Comments


© 2023 Cacique Comunicação e Marketing

bottom of page